Cerca de 90% dos coletivos da capital já se enquadram aos padrões Euro 5 e Euro 6

Anualmente, 22 de setembro é marcado pelo Dia Mundial Sem Carro, uma data que visa conscientizar sobre os desafios da mobilidade urbana e o impacto ambiental decorrente do uso diário de veículos individuais, especialmente em grandes centros urbanos, como Fortaleza. Atualmente, a frota de ônibus coletivos da cidade totaliza aproximadamente 1300 veículos, e destaca-se por já contar com cerca de 90% deles adequados aos padrões de emissões Euro 5 e Euro 6.

Esse sistema, introduzido no Brasil no início deste ano como parte do Proconve 8, estabelece normas de emissões inspiradas nas regulamentações da União Europeia, com o objetivo primordial de reduzir e aprimorar a qualidade do ar. A adoção destes padrões nos coletivos contribui para que o serviço coopere na missão de reduzir os  impactos ambientais negativos causados pelo transporte e tornar-se cada vez mais socioeconomicamente sustentável.

Esta redução é feita, principalmente, com a utilização de catalisadores avançados, injeção de combustível eficiente e recirculação de gases. Comparado às normas anteriores, o Euro 6 é um marco importante em sustentabilidade e tecnologia, com limites mais rigorosos.

Dimas Barreira, o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), destaca como os passageiros do transporte público coletivo desempenham um papel inteligente e eficaz na construção de uma cidade mais sustentável do ponto de vista ambiental, contribuindo diariamente para essa causa.

“Cada pessoa que deixa o transporte individual pelo coletivo contribui com a fluidez da cidade, redução de mortes no trânsito e dramática redução das emissões por pessoa. Para aumentar ainda mais os benefícios, a partir de agora todos os ônibus novos que entrarem no sistema terão a tecnologia Euro 6 embarcada” reforça o presidente.

Além da colaboração significativa para a redução das emissões de poluentes, os coletivos também desempenham um papel crucial na melhoria da fluidez e da mobilidade urbana. Cada ônibus tem a capacidade de retirar até 50 carros das vias e ocupa 11,5  vezes menos espaço que 50 carros, além de poder utilizar as vias exclusivas, que estão presentes em toda a extensão de Fortaleza.

Para David Bezerra, presidente da Empresa de  Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), devemos estimular iniciativas para o uso e priorização ao modal ônibus. “Somente em 2023, foram cadastrados 123 veículos zero km que contam com as tecnologias mais modernas para redução da emissão de poluentes. Com a frota renovada, ganham os passageiros, ganha a cidade e o meio ambiente”, considera.