Gestão de Operação do Transporte Coletivo

Conheça nossa gestão

PLANEJAMENTO

A Gerência de Planejamento do Sindiônibus é responsável por pesquisar, coletar e analisar informações do sistema de transporte urbano de Fortaleza, de forma a direcionar melhorias e ajustes nas programações de linhas e frota no serviço ofertado à população.

O setor é composto por profissionais internos, entre técnicos, estatísticos e engenheiros e uma equipe de pesquisadores externos que atuam coletando informações para estudos.

As principais atividades do setor são: Análise e programação de horários das linhas, Análise de Itinerário, Suporte à Superintendência Técnica, Relatórios do Consórcio Operacional, Elaboração de Projetos Estruturais do Sistema, Busca de Inovações do Sistema de Transporte Coletivo de Fortaleza.

OPERAÇÃO

A Gerência de Operações do Sindiônibus atua na operação da frota das empresas consorciadas, promovendo o equilíbrio da qualidade do serviço prestado aos usuários do sistema, através de uma equipe formada por Auxiliares de Operação, Supervisores de Operação, Controladores de Tráfego, Coordenador e Gerente.

O setor administra a execução da programação de viagens, planeja e executa as operações especiais para os eventos da cidade, orienta as tripulações para o cumprimento das normas e procedimentos do sistema, acompanha os indicadores de desempenho operacional das empresas consorciadas, controla fraudes em benefícios, auxilia o embarque e desembarque e presta informações gerais do sistema de transporte coletivo à população nos terminais.

CENTRO DE CONTROLE OPERACIONAL - CCO

O setor de Operações possui um Centro de Controle Operacional – CCO, que faz o monitoramento em tempo real de toda a frota de Fortaleza, através de GPS. A central possui uma equipe de colaboradores que monitoram a frota de ônibus 24 horas por dia repassando informações para a equipe externa, possibilitando melhorar cada vez mais a eficiência do sistema.