Gestão dos Cartões Transporte

Conheça nossa gestão

O Vale-Transporte ou Sistema de Bilhetagem Eletrônica do Sindiônibus é a área responsável pela operacionalização e comercialização dos cartões de passagens eletrônicas do sistema de transporte coletivo de Fortaleza e Região Metropolitana. Dentre os cartões, categorizados como de passagens ou créditos eletrônicos, existem os que são denominados de Avulsos, os cartões representativos do benefício do Vale-Transporte e também os chamados Bilhete Único, de Fortaleza (BUF) e Região Metropolitana (BUM). Além dos cartões com passagens, o Sindiônibus cuida da emissão gratuita do Cartão do Idoso, do Cartão da Pessoa com Deficiência, do Cartão Gratuidade ETUFOR, e dos Crachás Operacionais dos colaboradores das empresas operadoras.

A estrutura do Vale-Transporte possui células individuais de atendimento presencial e telefônico para servir aos usuários do sistema, áreas técnicas de produção das informações de bilhetagem e de desenvolvimento próprio de sistemas aplicativos, além de uma área de assistência técnica voltada para atender às requisições das empresas de ônibus associadas ao Sindiônibus. Funcionalmente, o Vale-Transporte comporta os setores a seguir.

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Área responsável pela administração do conjunto de recursos tecnológicos utilizados para o processamento, armazenamento e transmissão dos dados gerados pelo sistema de Bilhetagem Eletrônica do Sistema de Transportes de Fortaleza e sua Região  Metropolitana, além dos sistemas de gestão utilizados pelo Sindiônibus.

RECONHECIMENTO FACIAL

Área responsável pela inspeção de imagens detectadas a partir das utilizações nos veículos e bilheterias dos Terminais de Integração dos principais cartões do Sistema, tais como os cartões Bilhete Único Fortaleza, Bilhete Único Metropolitano e Cariri, Carteira de Estudante, crachá Funcional, crachá Etufor, Gratuidade da Pessoa com Deficiência e Gratuidade do Idoso, comparando-as posteriormente com aquelas armazenadas no banco de dados do sistema de controle biométrico para fins de averiguação de sua legitimidade.

ASSISTÊNCIA TÉCNICA E PRODUÇÃO

Assistência Técnica – Área responsável pela instalação, controle do funcionamento e manutenção de todos os dispositivos tecnológicos embarcados nos veículos, tais como validadores, câmeras biométricas e roteadores. Efetuam também o controle e acompanhamento do funcionamento das redes de comunicação de dados nas garagens e entre estas e o Centro de Controle Operacional do Sindiônibus.

Produção – Área responsável pela confecção dos cartões eletrônicos de passagens, gerenciamento dos processos de automação das aquisições de passagens pelas Empresas clientes do Sindiônibus, administração do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), atendendo demandas das empresas clientes do Vale-Transporte, daquelas geradas a partir das Empresas Operadoras, bem como a demandas da população.

Alô Sindiônibus

Alô Sindiônibus (85) 4005.0956 – Central de Atendimento Telefônico composta por 16 pontos de atendimento com funcionamento disponível de segunda a sexta-feira (das 7h às 19h), e aos sábados, domingos e feriados (das 8h às 17h). Esse canal foi criado para atender reclamações, sugestões ou elogios encaminhadas por nossos usuários, bem como para tirar dúvidas do serviço de transporte operado pelas empresas operadoras associadas ao Sindiônibus. Com base no contato registado por cada usuário, é fornecido um retorno pelos atendentes do Alô Sindiônibus no período máximo de quatro dias, a contar do dia da ligação, onde são relatadas todas as providências tomadas para a resolução de sua reclamação ou sugestão.

ATENDIMENTO AO PÚBLICO

Atendimento Presencial no Sindiônibus – Representado por 08 guichês de atendimento estruturados na sede do Sindiônibus, essa área funciona de segunda a sexta, das 8h às 16:45h, atendendo a demandas variadas dos usuários de transporte clientes das empresas operadoras, tais como recarga de cartões, venda de cartões avulsos, entregas de 1ª via, entregas e solicitações de 2ª vias, desbloqueios, entre outros serviços.

Segunda Via – Área responsável pela confecção das 2ª vias solicitadas pelos usuários, pelas devoluções de cartões, conferência dos cartões recebidos pelo setor de Bilhete Único e pela realização da venda de créditos nos cartões de 2ª via da Libercard.

ATENDIMENTO
AO IDOSO

A área de Gestão de Gratuidades do Sindiônibus presta atendimento presencial aos usuários, realizando cerca de 300 atendimentos por dia, de segunda à sexta-feira.  Como a maioria desse público é composta por pessoas da terceira idade, o atendimento realizado pela equipe de colaboradores é extremamente qualificado, caracterizando-se pelo acentuado zelo e atenção especial a cada um dos beneficiários, fazendo com que o Sindiônibus seja reconhecido em todo o Estado pelo ótimo serviço que presta a estes cidadãos.

O setor realiza o cadastro do beneficiário idoso, emitindo gratuitamente o cartão Gratuidade que lhe concede acesso gratuito ao sistema de transporte, de forma rápida e cômoda, facilitando o seu embarque. Da mesma forma, realiza o atendimento às empresas operadoras do sistema e a preparação de carteiras da macro-região Metropolitana.

BILHETE ÚNICO FORTALEZA E METROPOLITANO

Área responsável pelo atendimento aos usuários que buscam a emissão gratuita de seus cartões Bilhete Único Urbano e Metropolitano, renovação de cartão Gratuidade do Idoso, cadastro do Programa Bicicleta Integrada e cadastro de Gratuidade da Pessoa com Deficiência,  operando em diversas unidades distribuídas em Fortaleza e Região Metropolitana, nas localidades indicadas a seguir:

• Terminais Siqueira, Parangaba e Papicu (segunda a sexta das 8h às 17h)
  • Vapt-Vupt Messejana e Antônio Bezerra (segunda a sexta das 8h às 17h)
  • Shoppings Aldeota e Riomar Kennedy (segunda a sexta das 8h às 18h)
  • Sindiônibus (segunda a sexta das 8h às 16:45h)
  • Etufor (segunda a sexta das 8h às 17h).