Empresas Associadas

Conheça as empresas que fazem parte do Sindiônibus

ALIANÇA

Com uma administração moderna, a Aliança iniciou suas atividades em 2001, através de licitação da CTC, antiga empresa operada pela Prefeitura de Fortaleza. Hoje, com mais de 66 ônibus em 16 linhas, conta com mais de 300 profissionais, distribuídos na operação, manutenção e administração, alinhados para contribuir para a mobilidade urbana, transportando pessoas com segurança, conforto e simpatia. A visão da Aliança é estar entre as melhores empresas para se trabalhar no segmento de transportes do Brasil.

DRAGÃO DO MAR

A Auto Viação Dragão do Mar, fundada em 01 de novembro de 2003, é concessionária do serviço público de transporte coletivo urbano do município de Fortaleza e atua em duas das cinco áreas operacionais da cidade. Possui uma frota moderna composta por 202 veículos que operam em 27 linhas das áreas onde a empresa é concessionária. Ao longo de sua história, a Dragão do Mar conquistou certificações, além de ter sido a única empresa do Norte e Nordeste a ser finalista do Prêmio ANTP de qualidade ciclo 2007 e finalista no ciclo 2009. O Programa da Qualidade Dragão do Mar (PQDMAR) é motivo de orgulho e uma motivação ao desenvolvimento autossustentável.

FORTALEZA

A Auto Viação Fortaleza, fundada em 20 de maio de 1952, é uma empresa de transporte urbano de Fortaleza, com cerca de 800 colaboradores, 62 linhas e 213 veículos, entre semipesados, leves e micros com idade média de 4,57 anos. Há 67 anos, tem como missão conduzir vidas com segurança e agilidade, oferecendo excelência no atendimento para o reconhecimento e confiabilidade da comunidade e dos colaboradores, sendo referência no setor do transporte, gerando satisfação dos clientes, promovendo um excelente ambiente de trabalho, bem como o crescimento sustentável e responsabilidade social.

MARAPONGA

Fundada em maio de 1981, a Maraponga Transportes mantém um elo com o populoso bairro do Conjunto Prefeito José Walter, localizado ao sul da capital cearense, servindo a população daquele bairro desde o início de suas operações. Quando iniciou suas atividades em 1981, a empresa tinha como razão social Transportadora Redenção Ltda. O nome oficial passou a ser Maraponga Transportes somente a partir de 1983.

SANTA CECÍLIA

O começo da empresa remonta em meados dos anos 40, quando a Viação Santa Cecília foi fundada em 1946 por Manoel Ferreira de Azevedo. Operava em 12 linhas em Fortaleza até os anos 70. Já em 1972 foi anunciada a fusão da Expresso Timbira, pertencente ao mesmo grupo empresarial, que fazia linhas interestaduais de Fortaleza para Teresina-PI, Bacabal-MA e São Luís-MA. A razão social que prevaleceu foi a da Timbira, permanecendo até o dia 20 de Abril de 2011.

SANTA MARIA

Fundada por José da Costa Neto, no ano de 1958, a Santa Maria é uma das mais tradicionais empresas do transporte público de Fortaleza ainda em atividade. Desde o início servindo a região da Vila Ellery, se destaca como tendo sido a primeira empresa a trazer carros com ar condicionado em 1999, e sendo a segunda empresa a apresentar carros com a nova pintura em 2014. Opera no sistema de transporte coletivo de passageiros de Fortaleza e, atualmente, possui uma frota de 96 ônibus.

SÃO JOSÉ

A empresa de transporte coletivo de passageiros no município de Fortaleza, São José, foi fundada em 01 de novembro de 1991, incorporando a parte operacional da Viação Via Máxima em 01 de fevereiro de 2010. Atualmente, a empresa possui 257 veículos na composição da sua frota operacional, transporta em média 3.834.000,00 passageiros por mês e conta em seu quadro funcional com 1.277 colaboradores incentivando a melhoria dos serviços prestados.

SIARÁ GRANDE

A Viação Siará Grande iniciou suas atividades em 1995. Antes era Gerema, depois passou a ser Águia Branca e posteriormente Siará Grande. No início, a empresa experimentou um crescimento gradual e constante, com a realização de novos investimentos, como aquisição de novos ônibus, aumento de número de linhas e na constante capacitação de seus profissionais. Hoje, a Viação Siará Grande é uma empresa de porte médio, dispondo de 116 veículos para atendimento da demanda do serviço do Sistema Integrado de Fortaleza através do Consórcio Expresso 5.

VEGA

A Vega S/A Transporte Urbano foi fundada em 09 de fevereiro de 2002, em Fortaleza, com a missão de transportar passageiros, valorizando vidas. Inspirado pelos valores ensinados pelo pai Carlos Albuquerque Lima, o empresário Francisco Feitosa Albuquerque cria a Vega com o compromisso de valorizar o ser humano, de atuar com profissionalismo, possibilitando o deslocamento de milhares de pessoas, todos os dias. A Vega opera em 55 linhas que percorrem toda a cidade de Fortaleza, com uma frota de 297 veículos e 1358 colaboradores.

VIA URBANA

A Viação Urbana LTDA foi fundada em 01/07/1996. Possui mais de 800 colaboradores e uma frota de 250 veículos transportando, em média, 1.200.000 passageiros/mês. A Via Urbana escreve, todos os dias, uma história de sucesso, sendo uma das maiores operadoras do Sistema Integrado de Transporte de Fortaleza e desde 2013 considerada umas das melhores empresas para trabalhar no Brasil, em pesquisa realizada pelo GPTW em parceria com a revista Época.

PENHA

A Viação Penha foi fundada em 1963. Inicialmente suas atividades começaram com o nome Viação Maranguape, posteriormente Viação Paula Cavalcante. Em dezembro de 1971 o S.r Anastácio Frota de Holanda adquiriu a empresa, que novamente teve seu nome mudado em homenageia a padroeira de Maranguape (N. Sra. da Penha). A Viação Penha possui a razão social Anfrolanda em homenagem ao Sr Anastácio e atua na área do transporte público e particular, transmitindo qualidade no serviço, segurança e confiabilidade.

PRINCESA

A Expresso Canindé foi fundada no dia 03/07/1968 para operar na região de mesmo nome, no Ceará. Em 1994, os empresários Francisco Feitosa e Idemar Citó adquiriram a empresa que passou a se chamar Viação Princesa. Hoje, a Viação Princesa é composta possui uma frota de 58 ônibus, com idade média de 4,5 anos, atendendo aproximadamente 150 mil usuários por mês, em mais de 50 municípios cearenses. Sua missão é transportar vidas, encurtando distâncias, com qualidade e segurança. Para isso, investe permanentemente em segurança, por meio de treinamentos a seus 488 colaboradores, além de contar com uma manutenção criteriosa de sua frota.

SÃO BENEDITO

A Empresa São Benedito iniciou suas atividades na década de 1960, no Estado do Ceará. Foi fundada pelo Sr. Benedito, que transformou seu caminhão em transporte misto. Atualmente, a empresa atua no transporte coletivo metropolitano, rodoviário, fretamento e cargas, com uma frota de mais de 136 veículos. Os veículos são anualmente renovados para prestar serviço a centenas de localidades no interior e litoral do leste cearense, atendendo em média uma população de 541 mil passageiros por mês.

SÃO PAULO

É a empresa de ônibus mais antiga do Ceará, fundada em12 de junho de 1928. Anastácio Braga (Tácio) fundou a Empresa São Paulo e passou a ligar Maranguape a Fortaleza, sendo considerado um dos pioneiros do transporte coletivo de passageiros do Ceará. Dona Lalá como era mais conhecida, companheira de todas as horas, esteve ao lado do seu esposo na administração da empresa por muitos anos.

VIA METRO

A Auto Viação Metropolitana Ltda, Via Metro, foi fundada em 01 de maio de 2008, por iniciativa de um grupo de empresários, com mais de 50 anos de serviços prestados à população Cearense e ligados à área de transporte coletivo de passageiros. Com a matriz localizada em Maracanaú e uma filial na região do Cariri, é uma empresa que prima pela eficiência, conforto e satisfação dos seus clientes. Para tanto, mantém constantes ações de treinamentos e capacitação dos seus colaboradores, bem como manutenção efetiva de seus veículos. Tudo acrescido do desejo de servir com excelência aos seus passageiros e usuários.

VITÓRIA

A Empresa Vitória é sediada em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza. Adquirida em 1956, pelo casal Alaíde e Eliézer de Freitas Guimarães, a Organização Guimarães começou suas atividades com uma frota de sete ônibus fabricados logo após a segunda Guerra Mundial. No final da década de 70, a direção da empresa foi assumida por Dalton Lima de Freitas Guimarães. Hoje, a Vitória possui uma frota de 214 ônibus, atua em 49 linhas e possui 1060 colaboradores. É comprometida com a qualidade e o respeito aos seus públicos interno e externo, tendo como seu maior patrimônio o potencial humano.