Realizado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), o prêmio é um dos mais tradicionais no jornalismo nacional

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) é finalista na 30ª edição do Prêmio CNT de Jornalismo, uma iniciativa promovida pela Confederação Nacional do Transporte. O Podcast “De Ponto a Ponto” concorre na categoria de Comunicação Setorial, especificamente voltada para entidades representativas do setor de transporte em todo o país.

Lançado em julho de 2023, o material radiofônico explora as relações entre as pessoas e o transporte coletivo de uma cidade, bem como o impacto do transporte nas narrativas pessoais da população. Estruturado em cinco episódios, o programa se debruça em diferentes histórias, entre elas a de indivíduos nascidos dentro de transporte coletivos, de famílias cujas tradições se entrelaçam com gerações de motoristas, de entusiastas apaixonados pelos ônibus, conhecidos como “busólogos”, e de motoristas que se destacam ao desempenhar o crucial papel de garantir o deslocamento diário de inúmeras pessoas.

O intuito do material é proporcionar uma abordagem humanizada e próxima da significativa contribuição dos motoristas, bem como das conexões que podem nascer e crescer em um ambiente de transporte coletivo. A seleção, que conta com 5 finalistas na categoria comunicação setorial, resultou de uma avaliação criteriosa que considerou aspectos como relevância para o setor de transporte, influência na vida dos passageiros e na sociedade, qualidade editorial, inovação e atualidade dos temas abordados. A revelação dos vencedores está programada para o início de novembro.

“Apesar de o setor de transporte ter impacto diário e significativo na vida das pessoas, ainda não desenvolveu uma cultura de se comunicar à altura da sua relevância, precisando avançar na produção de conteúdo e no volume de comunicação pelos diversos meios. Portanto, registro meu reconhecimento à oportuna iniciativa da CNT e meu orgulho pelo destaque dado ao trabalho da equipe de comunicação do Sindiônibus, que usa a criatividade e o comprometimento para avançar lindamente, superando todas as restrições, inclusive orçamentárias. Nosso podcast é um trabalho primoroso, inovador e muito tocante que recomendo a todos conhecer!” destaca Dimas Barreira, presidente do Sindiônibus.

O Podcast De Ponto a Ponto está disponível na plataforma de streaming Spotify (https://spotify.link/En8ohB5YFDb

Jurados da premiação

Neste ano, fizeram parte do corpo de jurados: Alex Capella, jornalista do Senado Federal; Luiz Megale, jornalista e apresentador da Band; Marina Amaral, diretora da Agência Pública; Milton Jung, âncora da CBN; e Marcus Quintella, diretor da FGV Transportes.

Conheça a equipe:

Jornalista responsável: Gabriela Moraes