Treinamentos

Conheça nossos treinamentos

Semanalmente, o Sindiônibus, em conjunto com as empresas associadas, realiza treinamentos teóricos e práticos com os operadores de ônibus de Fortaleza e Região Metropolitana.

A área de Recursos Humanos do Sindicato e o Criarht, grupo composto por profissionais de Recursos Humanos das empresas de transporte coletivo, promovem o desenvolvimento de competências e habilidades dos colaboradores do sistema.

Qualidade no Atendimento a Clientes e Acessibilidade

O treinamento “Qualidade no Atendimento a Clientes e Acessibilidade” tem como objetivo informar e sensibilizar novos colaboradores do sistema urbano para o atendimento a clientes com qualidade, sobretudo àqueles com mobilidade reduzida. No treinamento são fornecidas orientações que identificam os diversos tipos de clientes/usuários, inclusive os que possuem mobilidade reduzida (idosos, crianças, gestantes, deficientes visuais, auditivos e físicos), além de abordar dicas de apresentação pessoal, postura profissional, atenção, controle emocional, empatia, gentileza e relacionamento humano. Esse treinamento é obrigatório e acontece toda sexta-feira no Sindiônibus para todos os motoristas das empresas de ônibus. Há outras capacitações vivenciais que acontecem nas garagens de ônibus, onde os motoristas se colocam no lugar de ciclistas, deficientes e idosos, para sentirem na pele como deve ser o cuidado com quem tem mobilidade reduzida.

veja o video

Entendendo o SIT-FOR (Sistema Integrado de Transporte)

O programa Entendendo o SIT-FOR (Sistema Integrado de Transporte), é outro treinamento ministrado pelo Sindiônibus, existente desde 2012, para capacitar os motoristas que entram no sistema de transporte de Fortaleza e região metropolitana.

Na ocasião, é orientado como lidar com os desafios do dia a dia e como funciona o sistema de transporte coletivo. Informações sobre os direitos e deveres dos operadores, organização e operação do sistema, além de orientações gerais, que ajudarão os operadores a exercer suas atividades de forma correta e eficiente, são abordadas no Entendendo o SIT-FOR. Ao final do curso, cada um recebe o Manual do Operador.

Sest Senat

Além dos treinamentos do Sindiônibus e Criarht, o  Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) é outra entidade que atua na formação e na qualificação dos profissionais do transporte. Com metodologias atraentes e conteúdos que atendem às demandas do mercado, a instituição prepara os profissionais para a execução das atividades com eficiência, reflexão crítica e segurança, a fim de enfrentarem todos os desafios da profissão. Além disso, os torna aptos a operarem novas tecnologias. Entre alguns dos diversos cursos oferecidos pelo Senat estão: Qualificação de Cobradores (que desejam se tornar motoristas); CNH Social e Motorista Profissional; Escola de Motoristas; Simulador de Direção; Carreira Profissional; Cursos presenciais e Cursos à distância.