Imagine uma grande cidade sem ônibus. 50 pessoas ocupam 36m2 de via pública num ônibus ou 400m2 em carros de passeio, segundo o Global Street Design Guide (2016).

Fica fácil imaginar a imobilidade e o caos. Nem um viaduto em cada esquina destrava a cidade, que fica insuportável, insalubre e improdutiva.

As pessoas que dependem do transporte público ficam excluídas e os demais também sofrem com a inviabilidade dos serviços que utiliza e com a paralisia na economia, que dependem da mobilidade. O número de acidentes de trânsito explode e a poluição bate recordes. Sim, ônibus é muito mais seguro e reduz 12 vezes as emissões de CO2 se comparado com carros, fora o impacto quase incalculável da paralisia no trânsito.

Parece fácil perceber que compensa muito investir na viabilidade do transporte público coletivo e na melhoria da sua qualidade para atrair mais pessoas.

Quem quer usar o transporte coletivo ajuda a cidade e deveria ser bonificado por isso, como já fazem praticamente todos os países mais desenvolvidos. No Brasil se faz o contrário. Quem paga pelo serviço arca com todos os seus custos e mais as políticas sociais sem fonte de custeio. Isso mesmo, quem pega ônibus para procurar emprego, por exemplo, paga por todo o serviço mais benefícios de outras pessoas como gratuidades, integrações gratuitas, tarifa única para longas distâncias, preços rebaixados para determinados grupos, etc.

Essa situação já ultrapassava o limite e com a pandemia instalou-se a inviabilidade financeira do serviço de transporte coletivo. Isso não pode ficar assim, pois sua paralisia é iminente e gera exclusão, desemprego e inviabiliza a retomada econômica, tão necessária e urgente.

Por tudo isso, reitero sempre que o transporte público coletivo é o melhor investimento para a cidade! E neste momento eu acrescento que é também urgente para evitar o terrível cenário de caos imaginado no início deste artigo.

 

Dimas Barreira

Presidente do Sindiônibus

DEIXE UM COMENTÁRIO

pompy wtryskowe|cheap huarache shoes| bombas inyeccion|cheap jordans|cheap air max| cheap sneakers|wholesale jordans|cheap china jordans|cheap wholesale jordans