A ação, realizada no Terminal da Parangaba, contou ainda com apoio da 15ª Promotoria de Justiça de Fortaleza do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE)

Na manhã desta quarta-feira (13), o Sindiônibus, em colaboração com Etufor e Socicam, e apoio da 15ª Promotoria de Justiça de Fortaleza do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), promoveu uma iniciativa destinada a sensibilizar os passageiros do transporte coletivo de Fortaleza sobre os direitos das pessoas que utilizam as filas de embarque prioritárias nos terminais da cidade. Sob o lema “Respeito no Transporte – Vamos juntos nesta viagem”, a ação visa educar e conscientizar passageiros e funcionários do transporte acerca dos direitos das pessoas idosas, com deficiência e mobilidade reduzida no sistema de transporte coletivo.

Durante a ação, os transeuntes no local receberam cartilhas educativas sobre o respeito no transporte coletivo, abordando temas como embarque e desembarque e assentos preferenciais. Além disso, puderam assistir a uma encenação que destacava os direitos e deveres relacionados ao transporte. Ao longo de 2024, estão programadas diversas iniciativas para conscientizar a população sobre os direitos das pessoas idosas, incluindo visitas aos terminais de ônibus.

Maria José Luz, gerente administrativo do Sindiônibus, destaca que ações como estas são importantes para dar luz a um processo que acontece internamente no setor: “Ações educativas visam, principalmente, comunicar a população sobre comportamentos esperados dos passageiros no respeito às prioridades no embarque e desembarque de pessoas com mobilidade reduzida.” reforça.

Para garantir o envolvimento de todas as partes, instrutores e motoristas, bem como partes gerenciais do sistema, também participaram da ação. Durante o processo, puderam vivenciar a importância de um atendimento adequado e paciente nos terminais, compreendendo as particularidades de cada passageiro e a dinâmica desses espaços. O objetivo da ação é assegurar a prestação de um serviço de qualidade.