O aumento da presença feminina destaca mudança progressiva no setor de transporte

O Dia da Mulher é celebrado mundialmente em 8 de março, data emblemática da luta por inclusão. Pesquisa realizada pelo Sindiônibus em novembro de 2023 aponta um crescimento na presença feminina no setor de transporte, abrangendo 8,4% do quadro de funcionários. A ampliação exibe compromisso com diversidade e indica uma mudança progressiva na cultura organizacional. O dado também reflete uma tendência positiva rumo à equidade de gênero no setor.

A pesquisa abrange 11 empresas associadas e 1.581 colaboradores do sistema de transportes em diversas áreas, como financeiro, administrativo, manutenção, diretoria e operacional. Uma das pessoas parte deste quadro é Ivanilda Freitas, motorista da linha 920 – Caça e Pesca/Papicu. Antes operadora de caixa, ela atua como motorista nas ruas de Fortaleza há cerca de dois anos.

Ivanilda é uma das 31 mulheres motoristas de coletivos na capital cearense e começou sua jornada por meio das “escolinhas” de treinamento promovidas pelas empresas associadas ao Sindiônibus. Mesmo sem experiência prévia, ela teve a oportunidade de participar das capacitações, até ser efetivada. Para Ivanilda, as ruas continuam sendo um espaço de aprendizado constante, até hoje.

Trabalhar nos coletivos proporcionou um contato mais íntimo com as pessoas, diz a motorista. Isso ampliou sua sensibilidade em relação à realidade urbana. Apesar de preconceitos, Ivanilda destaca que seu maior desafio foi interno: manter o foco e não desistir de seu sonho de ser condutora de vidas.

Diariamente, ela vivencia situações que mostram a relevância de sua profissão para outras mulheres, tornando-a fonte de inspiração. “Já teve passageiros que pediram para gravar no carro para enviar para a esposa, que estava tirando a carteira e tinha medo de dirigir. Eles queriam mostrar para ela que era capaz”, lembra ela.

Gerente administrativo financeiro do Sindiônibus, Maria José Luz sublinha que a inclusão de mulheres no setor é um reflexo positivo: “Perceber avanços como o aumento da presença feminina entre nossos colaboradores enche-nos de orgulho e fortalece nosso compromisso com melhorias contínuas”.

“A participação das mulheres no setor não apenas diversifica nossa equipe, mas também fomenta uma cultura mais inclusiva e inovadora, impulsionando assim o progresso e a eficiência do transporte”, conclui o gerente.