Celebrando uma década de existência nesta quinta-feira (15), o Bilhete Único é um marco quando o assunto são os benefícios criados aos usuários do transporte coletivo da Capital cearense. Atualmente, o cartão é um dos recursos com maior aderência e emissão entre a população da Grande Fortaleza, com mais de 1 milhão de cartões emitidos na capital.

Estudos aplicados à época do lançamento do sistema mostraram que cerca de 94% dos deslocamentos padrões realizados pelos usuários do transporte coletivo eram representados pela utilização máxima de até 2 veículos para realização do percurso de ida e 2 para o retorno. Assim, a implantação do Bilhete Único Fortaleza reduziu o custo diário individual em 50% para esta parcela da população.

Além das vantagens financeiras, o cartão representa, ainda, a otimização da mobilidade urbana, uma vez que o cliente pode integrar em todas as linhas do sistema por um período de até 2 horas, sem precisar ingressar em um terminal de integração físico. Em 2016, o Bilhete único fortaleceu ainda o Bicicletar, Programa de Bicicletas Compartilhadas da Prefeitura Municipal de Fortaleza,  ao funcionar como um elemento de democratização do acesso gratuito ao equipamento.  “Através da indicação do número de BU no aplicativo do Bicicletar, o usuário passou a ter até 1 horas grátis para utilização de uma bicicleta, podendo promover com racionalidade e inteligência a integração entre dois grandes modais: o Sistema de Transportes Coletivos e as bicicletas do Bicicletar”, explica Paulo César Barroso, Superintendente de Vale Transporte do Sindiônibus.

De uso pessoal e intransferível, o Bilhete Único pode ser solicitado de forma rápida e gratuita em qualquer ponto de cadastramento, mediante a apresentação de documentos (RG, CPF e comprovante de residência em Fortaleza).

Postos de cadastro e emissão de Cartões Bilhete Único:

Terminais de Integração Papicu e Siqueira

Sindiônibus: Avenida Borges de Melo, 60 – Aerolândia (de segunda a sexta-feira das 8h às 17h)

Sede da Etufor: Av. dos Expedicionários 5677 (de segunda a sexta-feira das 8h às 16h30)

Central de Atendimento nos Shoppings Aldeota, RioMar Papicu ou RioMar Kennedy

Vapt Vupt Messejana e Antônio Bezerra

Para saber outros locais, o usuário deve acessar a aba “Pontos de Recarga” no aplicativo “Meu Ônibus Fortaleza”.