Anualmente, 25 de julho é marcado pelo Dia do Profissional do Transporte. Na Grande Fortaleza, mais de 6.900 pessoas atuam diretamente no setor. Esses profissionais desempenham funções nas áreas administrativa, de manutenção e operacional, sendo responsáveis pelo transporte de aproximadamente 525 mil passageiros que utilizam diariamente o sistema de transporte de Fortaleza.

Só na capital, atualmente estão ativas 289 linhas de ônibus. Uma dessas linhas é a 649 – Sítio São José, operada por Duarte, que está no setor há 44 anos. A linha inicia sua jornada no bairro Messejana, com um percurso que já faz parte da rotina de Duarte e dos passageiros do bairro.

Duarte destaca que viveu a maior parte de sua vida inserido no sistema e enfatiza que, para ele, todos os trabalhadores do setor têm seu papel de importância, sendo peças fundamentais na engrenagem do transporte. “Somos importantes na vida da população. Todo dia eu amanheço em paz e tranquilo para ir trabalhar, sabendo que vou contribuir com a vida de alguém. Os motoristas, os coletivos e todo mundo que faz parte do setor de transporte têm um papel de relevância para a cidade,” reforça o motorista.

Além dos motoristas, uma ampla gama de profissionais garante o funcionamento do sistema de transporte, desde setores estratégicos até os operacionais. Todos são essenciais para que milhares de passageiros possam se deslocar diariamente, contribuindo para a mobilidade urbana e a qualidade de vida do público. Pesquisa realizada pelo Sindiônibus em novembro de 2023, envolvendo 12 empresas urbanas e metropolitanas associadas à entidade, revelou que 93,17% dos colaboradores gostam do trabalho que realizam e 90,39% sentem orgulho da atividade que desempenham, o que contribui para a prestação de um serviço de qualidade. Além disso, 95,19% dos colaboradores reconhecem o respeito ao cliente como um valor fundamental do sistema.

São essas pessoas que mantêm a cidade ativa, indo e vindo. Os profissionais do transporte são essenciais e possuem toda a admiração do setor”.

Dimas BarreiraPresidente Executivo do Sindiônibus

Marisa Soares, Coordenadora de Monitoramento, está no setor de transporte desde o início da sua carreira, quando ainda era estagiária. A coordenadora conta que, no começo, não imaginava que o setor de transporte e a mobilidade humana despertariam nela tanto carinho. “Nosso trabalho é cuidar das pessoas também. Nós movimentamos a cidade, garantimos o ir e vir das famílias. Muitos não pensam sobre isso, mas há muitas pessoas envolvidas em fazer a cidade se mover. O setor de transporte envolve muito amor, carinho e dedicação.”