Sob o sol de Fortaleza, existe um elo que transcende nomes e ocupações. Maria Conceição, Maria Erineide e Maria José são três mães que enxergam o transporte coletivo como uma possibilidade que as impulsiona a vencer a cada dia. No coração da cidade e no centro das histórias dessas mulheres, o transporte público é o fio condutor que facilita suas jornadas, permitindo que continuem a conduzir, com determinação e amor, as rotas de suas vidas.

Maria Conceição, Maria Erineide e Maria José 

Maria Conceição é mãe de três filhos e reside em Fortaleza. Conhecida carinhosamente como Ceiça, ela é uma das muitas pessoas que dependem do transporte público na cidade. Com uma voz suave e serena, Ceiça guia seus passos com leveza. Ela conta que, apesar de hoje viver grande parte da rotina fazendo percursos caminhando, o transporte coletivo foi de imensa importância em sua jornada materna, pois durante toda a vida o utilizou para transportar seus filhos e mostrar as possibilidades de uma cidade grande como Fortaleza.

Entre os horários dos ônibus, o trabalho e a família, Maria  Conceição foi tecendo sua vida e abrindo oportunidades para seus filhos. Gerciane, filha do meio, seguiu os passos que a levaram ao Sindiônibus, lugar em que trabalha há 8 anos. A cada viagem, mãe e filha levam consigo não apenas seus sonhos e ambições, mas também a certeza de que o transporte público é um pilar essencial na estrutura da cidade e da família.

“Foram os ônibus que me permitiram levar meus filhos para os lugares e criar lembranças boas com eles. Eu lembro da primeira vez que eles andaram de ônibus sozinhos, ficava com medo, mas hoje em dia eles sabem mais sobre as rotas e horários que eu”

–  Maria Conceição

Gerciane e Maria Conceição

Foi ao dirigir um coletivo que Maria Erineide realizou um sonho: o de ser motorista. Neste mesmo lugar, ela se descobriu como uma mulher mais forte e corajosa, enfrentando o preconceito para alcançar suas metas. Com lágrimas nos olhos, Maria Erineide relata com emoção não apenas suas conquistas, mas também o nome daqueles que a motivam diariamente a perseguir seus sonhos: seus dois filhos, Gabriel e Sofia.

Maria detalha que ser mãe e motorista a tornou uma profissional mais empática, além de uma condutora mais atenciosa e vigilante em todas as situações. Com habilidade e determinação, ela trafega pelas ruas da cidade, oferecendo segurança aos passageiros que dependem do transporte coletivo. O trabalho de Maria Erineide não é apenas uma profissão; é uma missão que impulsiona o progresso e a mobilidade de toda uma comunidade e, especialmente, garante que seus filhos continuem a perseguir seus próprios sonhos.

“Ser motorista me fez ser não só uma profissional mais empática, mas uma mãe e pessoa mais atenciosa. O setor do transporte me fez perceber a importância do transporte na vida de outras mães”

– Maria Erineide

 

Sofia, Maria Erineide e Gabriel

A terceira Maria a compor este novelo é Maria José Luz, mãe de dois filhos, Yasmin e Gabriel. Nos bastidores do transporte, Maria José desempenha o papel de gerente administrativa no Sindiônibus. 

Com visão estratégica e dedicação, ela coordena esforços que mantêm o coração do transporte público pulsando forte na maior capital do Nordeste. Inserida no setor do transporte há 30 anos, Maria José destaca que estar no setor contribuiu para que ela entendesse os desafios da maternidade, bem como a fez ser uma profissional melhor. 

Maria José, que iniciou a carreira na Bahia, reforça que sempre esteve inserida no setor do transporte, mesmo quando era apenas estudante e que foi este setor que garantiu o sustento da sua família.

“Então, para minha família, é muito clara a importância do transporte. Nós fazemos parte de uma grande família, que é a família do setor do transporte coletivo. Isso para nós é muito importante, é motivo de respeito e de orgulho”

Maria José

Gabriel, Yasmin e Maria José 

Não é só a maternidade que interliga estas três Marias. Foi no setor do transporte que as 3 mães se reinventaram e entenderam a importância do transporte público nas suas vidas, seja utilizando, conduzindo ou coordenando.

Atualmente, cerca de 34 milhões de pessoas são conduzidas diariamente em ônibus coletivos pelo Brasil. Em todas essas viagens há uma mãe nos bastidores, seja conduzindo a direção, ensinando como pegar um ônibus ou metrô ou pensando em estratégias para o setor se manter. São mães que contribuem com outras mães. São mulheres que desafiam os limites e abrem caminhos para um futuro mais justo e acessível.

No turbilhão do cotidiano, essas Marias encontram no transporte público não apenas um meio de sobrevivência, mas também uma forma de ir e vir. Mães, Marias, mulheres atentas, fortes e corajosas a fim de garantir o ir e vir dos filhos delas e das demais mães da nossa cidade.

DEIXE UM COMENTÁRIO

pompy wtryskowe|cheap huarache shoes| bombas inyeccion|cheap jordans|cheap air max| cheap sneakers|wholesale jordans|cheap china jordans|cheap wholesale jordans