Sindiônibus apresenta:

Turma da Sindy

Histórias do transporte coletivo para um futuro melhor

Nos últimos anos, o mundo passou e passa por uma constante sensação de impotência e pessimismo, às vezes é como se a sociedade estivesse caminhando para um futuro sem salvação. Paralelo a isso, existe a esperança de que gerações futuras enxerguem soluções otimistas. Mas como instruí-las se nós, enquanto responsáveis e guias, não conseguimos encontrar caminhos?

A Turma da Sindy surge da necessidade de conversar com um público infantil, inserido em uma fase da vida que ainda tem como guia basilar a capacidade de sonhar, imaginar e criar.

Sobre o Projeto

A “Turma da Sindy” visa impactar crianças de 8 a 10 anos de idade, com o apoio de Escolas da Grande Fortaleza. O projeto busca explicar às crianças, de maneira descomplicada, sobre situações que permeiam o universo do transporte coletivo, com intuito de torná-las porta-vozes na proteção do meio ambiente, no futuro do setor de transporte e também do Planeta. A ação acontece por meio de visitas guiadas de maneira imersiva às empresas associadas ao sistema de transporte com a distribuição de histórias educativas em quadrinhos e contação de histórias.

Quero na minha escola

Objetivos

• Explicar o transporte coletivo de maneira descomplicada e lúdica para crianças de 8 a 10 anos, idade em que a criança está desenvolvendo a capacidade de se colocar no lugar do outro.

• Envolver as crianças nas diversas etapas do projeto: Contação das histórias em quadrinhos; Experiências de trajeto no ônibus; Visitação à uma empresa associada ao Sindiônibus.

• Encantar as crianças, de modo que elas passem a ser porta-vozes na defesa do transporte coletivo frente à sociedade, perpetuando no decorrer da sua vida o que ela vivenciou e aprendeu sobre este universo.

Para quem?

Entendendo que o setor do transporte é relevante para a pulsação da sociedade, o projeto “Tuma da Sindy” busca imergir e integrar o passageiro com o sistema, para além do ato de ir e vir. Nesta proposta, e considerando diversos recortes sociais, inicialmente serão priorizadas crianças estudantes do sistema de ensino público da Grande Fortaleza, que estão inseridas em um contexto de vulnerabilidade social, oferecendo para elas experiências e vivências que irão contribuir com a construção do capital social e cultural que as acompanharão por toda a vida.

As atividades da Turma da Sindy buscam auxiliar para que as crianças se desenvolvam e se entendam enquanto indivíduos e, a partir disso, percebam a importância delas em mudanças sociais.

Para a produção de um material que atingisse e despertasse interesse do público-alvo, foi preciso elaborar um produto que simplificasse uma temática que naturalmente se apresenta em linguagens técnicas e voltada para um público maduro. Conceitos dos estudiosos Piaget e Vygotsky foram utilizados na concepção do projeto, entre eles o construtivismo, as fases do desenvolvimento moral, o desenvolvimento como processo social e o papel da linguagem como instigadora e estimuladora da criatividade e da imaginação. Partindo destes pontos, criamos a história em quadrinhos Turma da Sindy.

Desde o princípio houve a preocupação em trazer para o projeto profissionais capacitados em suas áreas e conscientes sobre o valor do sistema de transporte e da educação, a fim de suprir a carência de conteúdos estruturantes relacionados ao transporte coletivo e pautas ambientais. Além disso, a revista possui um selo ISBN, evidenciando a atenção em ter a publicação registrada junto à Câmara Brasileira do Livro.

O projeto Turma da Sindy é o início de uma jornada que permite a cocriação de novos futuros com as novas gerações de passageiros.

Depoimentos

"É fundamental ensinar para nossas crianças a importância de cuidar do meio ambiente e apresentar para elas boas maneiras de racionalizar o uso de recursos, conscientizando de que a partilha é uma excelente saída para salvar nosso planeta."

Dimas BarreiraPresidente Executivo do Sindiônibus

"A ideia da Turma da Sindy nasce junto com a necessidade de conscientização de um público essencial para o sistema de transporte: as crianças. Temos que lembrar sempre que uma criança é capaz de ensinar dezenas de adultos."

Maria José LuzGerente Administrativo-Financeira do Sindiônibus

"Acredito na importância de abordar esses assuntos para as novas gerações, principalmente na forma de quadrinhos, que proporciona uma melhor experiência de aprendizagem multissensorial."

Rebeca JéssicaIlustradora/ Quadrinista

"A criação da Turma da Sindy nos enche de orgulho, pois é um material que refletirá em muitas gerações. As revistas em quadrinhos marcaram a minha infância e de muitas outras pessoas. Produzir algo tão colorido, dinâmico e educativo nos traz muita alegria, satisfação e esperança!"

Gabriela MoraesAssessora de Comunicação do Sindiônibus

"Educar os filhos para o mundo é um dos principais desafios da maternidade. E, para mim, a entrega da Turma da Sindy representa uma real contribuição com a sociedade futura na educação e conscientização de nossas crianças quanto à sustentabilidade."

Marília FlorêncioAssessora de Marketing do Sindiônibus

"A arte sempre teve grande importância no processo da educação. Quando a gente mistura teatro, brincadeira e informação, a criança aprende de forma leve e divertida. Estou muito feliz em dar vida às histórias e ter esse momento lúdico de troca com os pequenos."

Tatiana CondeAtriz / Contadora de histórias

É fundamental que comecemos a visualizar os horizontes futuros nos quais nossas crianças crescerão, as motivando a aspirar por um mundo melhor. Afinal de contas, se o pessimismo nos paralisa, é através da criatividade e da imaginação que podemos encontrar nosso impulso para um futuro melhor.