Nossa história

O CAMINHO DOS SONHOS

Nos últimos anos a mobilidade urbana passou a ser prioridade pra toda sociedade. A necessidade de chegar no horário e perspectiva de deixar o carro em casa e ir trabalhar usando o transporte coletivo foi tomando corpo em todos os seguimentos que formam os grandes deslocamentos humanos. Fortaleza viveu e vive a intensidade dessas transformações. O Sindiônibus e suas empresas associadas foram protagonistas de muitos avanços no aperfeiçoamento da prestação desses serviços. Conheça mais.

APRESENTAÇÃO

SINDIÔNIBUS

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará atua desde 1951 na coordenação e planejamento de gestão do transporte coletivo de Fortaleza e Região Metropolitana, enquanto instituição representativa das empresas de ônibus associadas. O Sindiônibus é divido em 3 áreas: Consórcio Operacional (Planejamento e Operação) Vale-Transporte (Bilhetagem Eletrônica e Tecnologia) e Sede (Recursos Humanos e Administrativo). Atualmente, são 18 empresas associadas (11 empresas urbanas e 07 metropolitanas).

O que fazemos

Tecnologia, Capacitação, Atendimento, Planejamento e Operações são as principais palavras na pauta diária do Sindiônibus, uma instituição que considera que o investimento em pesquisa e desenvolvimento tecnológico e um foco muito especial na capacitação e em tudo o que possibilita o crescimento humano e profissional de seus colaboradores são os dois pilares que sustentam a sua atuação no presente e garantem sua visão de futuro.

O Sistema de Transportes em números

Alguns dados sobre o setor

viagens por dia

veículos em operação

linhas operacionais

Vale-Transporte (Bilhetagem Eletrônica)

O Sindiônibus-VT é a área de negócios responsável pela operacionalização e comercialização do benefício do Vale Transporte. Possuem células individuais de atendimento presencial e telefônico de usuários do sistema, áreas técnicas de produção das informações de bilhetagem e de desenvolvimento próprio de Sistemas Aplicativos, além de uma área de Assistência Técnica voltada para atender as requisições das empresas associadas.

Tecnologia e Vale-Transporte em números

ônibus com wifi

Downloads do app Meu Ônibus

Cartões transporte ativos
o dia a dia da operação

PLANEJAMENTO

Formada por uma equipe multidisciplinar, a Gerência de Planejamento do Sindiônibus é responsável por pesquisar, coletar e analisar todas as informações do sistema de transporte urbano de Fortaleza, de forma a direcionar melhorias e efetuar programações e ajustes no serviço ofertado à população. É composta por:

• 15 técnicos
  • 22 pesquisadores
  • 2 supervisores

O Sistema de Fortaleza adota o modelo tronco alimentado. Veículos de menor capacidade (mini, midi e leve) captam a demanda de usuários dos bairros até um dos sete terminais de integração, em seguida utilizam veículos de maior porte (semipesados, pesados e articulados) para alçarem seus destinos finais.

OPERAÇÕES

A Gerência de Operações do Sindiônibus gerencia a operação das empresas consorciadas, promovendo o equilíbrio da qualidade do serviço prestado aos usuários do sistema, através de uma equipe formada por 260 profissionais. O setor administra a execução da programação de viagens, planeja e executa as operações especiais para os eventos da cidade, orienta as tripulações para o cumprimento das normas e procedimentos do sistema, acompanha os indicadores de desempenho operacional das empresas consorciadas, controla fraudes em benefícios, auxilia o embarque e desembarque e monitora a frota no Centro de Controle Operacional 24 horas por dia via GPS.

RECURSOS HUMANOS

A área de Recursos Humanos do Sindiônibus promove o desenvolvimento de competências e habilidades dos colaboradores, através de processos de recrutamento e seleção, treinamentos, suporte à gestão de pessoas, clima organizacional satisfatório e melhoria da qualidade de vida.

Semanalmente, o Sindiônibus aplica o treinamento Qualidade no atendimento a Clientes e Acessibilidade para os operadores de todo o sistema, além dos diversos treinamentos oferecidos individualmente por cada empresa de ônibus. A qualificação tem como objetivo informar e sensibilizar os colaboradores novatos e veteranos do sistema urbano para o atendimento a clientes com qualidade, sobretudo àqueles com mobilidade reduzida. Dentre os temas aplicados no treinamento estão: qualidade no atendimento e acessibilidade, atendimento aos clientes especiais, ciclistas, atendimento ao idoso, atendimento à gestante, à crianças, à pessoas com deficiências e competências essenciais para qualidade no atendimento ao cliente.

ATENDIMENTO

Atendimento ao Idoso

O setor de Gratuidade, também conhecido como Atendimento ao Idoso, é uma das áreas do Sindiônibus que lida com o público diretamente, fazendo em torno de 250 a 300 atendimentos por dia. Como a maioria desse público é formada por pessoas da terceira idade, o acolhimento realizado pela equipe é delicado e bastante cuidadoso, fazendo com que o Sindiônibus seja reconhecido pelo bom atendimento. O setor realiza o cadastro dos idosos a partir de 65 anos e emite a carteirinha que facilita o embarque deles nos coletivos.

ALÔ SINDIÔNIBUS

Atendimento à população

O Alô Sindiônibus é um canal de comunicação acessível ao usuário através do telefone (85) 4005.0956. A Central com 16 atendentes treinados estão disponíveis de segunda a sexta (das 7h às 19h) e aos sábados, domingos e feriados (das 8h às 17h). Esse canal foi criado para atender reclamações, sugestões, elogios ou tirar dúvidas do serviço de transporte coletivo. Todo usuário recebe um retorno da central do Alô Sindiônibus, no período máximo de quatro dias, a contar do dia da ligação.